CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE O BARMITZVAH E O BATMITZVAH

1499088937365827bfb4dc6a8eedae87269a810331

A comunidade Judaica historicamente ama comemorar! Os Judeus tem uma crença bonita e sábia que diz que Festas são uma troca: de alegria e trabalho. O Barmitzvah e o Batmitzvah são festas religiosas judaicas muito tradicionais.

O Barmitzvah marca a maioridade religiosa do homem, aos 13 anos. E o Batmitzvah marca a maioridade religiosa da mulher aos 12 anos. Ambas são festas muito alegres, que mobilizam inclusive a agenda dos colégios judaicos para que não haja coincidências de datas. No caso do Barmitzvah , os pais desde o nascimento do filho se preparam para este evento.

Normalmente a cerimônia religiosa é feita na Sinagoga. Já a comemoração pode ser feita no mesmo dia na própria Sinagoga com um Café da Manhã ou um Almoço, ou em dias diferentes em locais apropriados para uma festa animada!

Na cerimônia religiosa do Barmitzvah o menino coloca pela primeira vez o Tatit ( xale usado para orações ) e a partir daí é considerado um homem adulto perante sua religião, responsável pelos seus atos e podendo até se casar pelas leis judaicas!! Neste momento, os demais homens que assistem a cerimônia ficam na plateia de cabeça baixa coberta pelo Kipah. Para a tradição Judaica o Kipah tem o objetivo de lembrar constantemente que a presença divina está acima de todos. As mulheres ficam na parte de cima das sinagogas e arremessam saquinhos de balas macias enroladas em saquinhos de tule quando o menino inicia as leituras.

Após a cerimônia religiosa, os colegas do menino são levados para a recepção (normalmente em um ônibus fretado para este fim) . A festa inicia-se com a tradicional Cerimônia das Velas: o menino neste momento agradece as pessoas que ele mais considera e as convida para que cada uma acenda uma vela. Este momento pode ser muito criativo! Roberto Cohen um dos maiores Cerimonialistas do país, e especialista em festas judaicas no Rio de Janeiro, diz que já usou de muitos recursos para incrementar este momento: tubos de vidro com gelo seco e a vela dentro, velas em lustre baixo que depois subiu ao teto, e muito mais que podemos incrementar com recursos tecnológicos. O ponto alto da festa é quando o menino é levantado na cadeira, o que significa elevá-lo à Deus. Normalmente a Decoração privilegia temas relacionados a preferência do menino, e o menu segue o gosto da garotada.  DJ, Banda e performances de animadores.

O Batmitzvah segue a mesma sistemática do Barmitzvah com a diferença que é feito em meninas de 12 anos e possuem algumas variações de acordo com cada sinagoga.

Enfim, são festas lindas, cheias de significado para as famílias e comunidade judaica.